SORRISO GENGIVAL

sorriso gengival tem solução?

A beleza de um sorriso tem muito a ver com a estética e percepção individual. 

Muitas pessoas nos procuram insatisfeitas com seu sorriso, uma vez que se sentem constrangidas ao sorrir em público com “vergonha” da quantidade de gengiva aparente.

É o chamado SORRISO GENGIVAL. 

Nem todo sorriso que expõe gengiva é considerado um sorriso gengival. Consideramos um SORRISO GENGIVAL quando ao sorrir de maneira espontânea existe a exposição de mais de 3mm de tecido gengival.

boca sorrindo e mostrando mais de 3 mm de gengiva
Sorriso gengival, gengiva expõe mais de 3 mm ao sorrir.

Muitas podem ser as causas do sorriso gengival, e seu correto diagnóstico é importante para que o correto tratamento possa ser feito.  As causas podem estar relacionadas com o lábio, músculos, tecido ósseo, dentes ou gengiva. 

Lábio – este quando muito curto, pode deixar uma faixa de gengiva exposta. A correção nestes casos deve ser realizada através de uma cirugia plástica.

Músculo – a hiperatividade dos músculos elevadores do lábio também é um fator causal do SORRISO GENGIVAL. Sua correção se dá através de procedimento cirúrgico no músculo envolvido ou aplicação de toxina botulínica para diminuir a atividade muscular.

Tecido ósseo – crescimento ósseo exagerado da maxila (estrutura óssea que sustenta os dentes superiores) também faz com que exponha muita gengiva ao sorrir. Neste caso o tratamento é mais complexo e envolve um tratamento ortodôntico associado a cirurgia de redução do osso maxilar.

Dentes – muitas vezes a sensação de gengiva exposta se dá em virtude do tamanho dos dentes reduzidos. Dentes menores que o normal alteram a proporção de dentes e gengiva no sorriso. O tratamento na maioria das vezes envolve o protesista e o periodontista.

Gengiva – nestes casos também temos a sensação de dentes pequenos, porém o problema está no excesso de tecido gengival “escondendo” esses dentes. Aqui, a correção é feita com uma micro cirurgia plástica periodontal, na qual o periodontista expõe toda parte do dente que estava ”escondida”. Este tipo de procedimento é realizado no próprio consultório odontológico, com anestesia local e ótima recuperação.

Quando feito de maneira correta por profissionais habilitados, os resultados podem ser incríveis.

Fernando N. Andriani
Especialista em Periodontia e Implantodontia
Baía Sul Odontologia